quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A escultora do conhecimento

Duvidar não é meramente questionar. Enquanto questionar é apenas criar uma interrogativa,duvidar é indagar se uma teoria pré-estabelecida está certa ou errada. Isso significa dizer que a dúvida não é construtora e sim reformadora do conhecimento. Intrínseca à natureza humana, é ela quem vem promovendo o avanço do conhecimento do homem.
Quando há uma verdade estabelecida , isso costuma incitar nas pessoas a vontade de questioná-la. No momento em que isso ocorre dá-se um debate. É nele que acontece o confronto entre uma nova hipótese e o que postulava o conhecimento até então. O fruto dessa discussão costuma ser uma reformulação da antiga verdade.
Quando não há dúvida acerca de uma noção anteriormente construída, essa noção perpetua-se estanque, inalterada. Assim, o conhecimento não se desenvolve. Além disso, caso essa noção seja falha seus desdobramentos igualmente serão. Supondo que isso ocorresse na medicina, a ausência da dúvida poderia gerar mortes, já que determinada técnica não se renovaria. A ausência da dúvida compromete o conhecimento podendo até gerar consequências nocivas.
Logo, percebe-se a dialética , fruto da dúvida como expressão da melhor maneira de construir o conhecimento. Sem ela não é possível notar erros inerentes a esse processo, e imperceptíveis sem o questionamento. Para conhecer profundamente o que quer que seja é necessária a dúvida, a escultora do conhecimento.

3 comentários:

  1. Olá Pedrovisky

    Antes de mais nada, quero registrar que fiz um comentário sobre o 'post' mas, alguma coisa o engoliu. Tive de reinicializar. Desse modo, já esqueci o que escrevi.

    Hoje almocei com Volverini. Ele comunicou que não quer esculpir o conhecimento da comunicação. É um filósofo puro quando tem as garras recolhidas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto.
    Deve ser por esta razão, que os donos da verdade, cheios de certezas, são tão chatos e
    previsíveis.
    Te amo
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Tendo em vista que a ciência tenta explicar tudo a nossa volta, enfraquecendo a capacidade do homem de pensar de outra maneira, Seriam a ciência e a tecnocracia inimigas da dúvida?

    ResponderExcluir