domingo, 16 de agosto de 2009

O que nos torna humanos ou porque falamos

Estou há algum tempo querendo vomitar este texto, vamos ver como é que ele fica.
O homem é um bicho que faz promessas, é um bicho que faz trocas, é um bicho que fala. Mas antes disso tudo há uma capacidade humana.
Essa é a capacidade de abstração e tenho um chute sobre de onde ela surge. Como definiu Aristóteles, o homem é um ser social. Como conectar isso a abstração? Simples. Por meio da empatia, da capacidade de compreensão de como o outro se sente.
O que quero dizer é que, o que nos torna de fato humanos é a capacidade de percepção da alteridade. Deixem-me ser mais claro. A capacidade de reconhecer o outro. Colocando-se em seu lugar.
A fala só se desenvolveu por dois motivos. Pela existência do amor e pela existência da empatia. O Homem precisou consolar um amigo ou uma mulher, sem ter visto o que havia ocorrido a ele ou a ela. Isso o impedia de dar uma resposta em forma de reflexo. A linguagem surge num momento de extremo amor onde o amante precisa consolar o amado. É nessas horas até os dias de hoje é que curiosamente faltam-nos as palavras. A palavra é a distração, um tipo diferente de consolo, ou para isso é que ela foi projetada.
Infelizmente esse é um valor aprendido. A compaixão deve ser reforçada e passada adiante, enquanto isso não ocorrer continuarão a tomar forma e proporção as bárbaries de todo o tipo. O que curiosamente chamamos de atos desumanos.

5 comentários:

  1. Outro dia andando no Bosque da Barra participei do esforço de um amigo querendo explicar a existência da fala. Será a empatia ou uma situação de perigo?

    ResponderExcluir
  2. Suricatos se comunicam para avisar do perigo, mas falar que é bom, só gente mesmo.

    ResponderExcluir
  3. não peguei a relação entre a empatia e o surgimento da fala. como você falou, os suricatos se comunicam, e não é por compaixão.
    a minha opinião cientificista é de que gente começou a falar por necessidades simples como a necessidade de viver em sociedade (por que biologicamente o ser humano é um bicho que vive junto um do outro)

    ResponderExcluir
  4. (o suricato também é um bicho que vive um junto do outro) (pesquise)

    ResponderExcluir
  5. quando der na telha serei mais claro.

    ResponderExcluir